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PostHeaderIcon Como saber se meu filho tem sinais de TDA/H?

O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) vem ocupando espaços importantes, tanto na literatura científica como na literatura leiga. A considerável prevalência do TDA/H entre crianças, adolescentes e adultos, aliada à sutileza com que por vezes se manifesta e aos prejuizos no desempenho individual que pode causar, requer identificação compulsória de seus portadores, uma vez que o tratamento é eficaz, melhorando comportamentos e previnindo comorbidades.

O DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria) dita os parâmetros clínicos para a caracterização do TDA/H. Nele são listados sinais de desatenção e de hiperatividade/impulsividade. Para que possam ser considerados como válidos no indivíduo em análise, tais sinais devem aparecer de forma constante, com duração mínima de 6 meses e não devem estar limitados a uma situação apenas (se ocorre só na escola, por exemplo, um sinal não tem validade). Também é necessário que eles venham trazendo algum prejuízo considerável no desempenho acadêmico/social do indivíduo, prejuízo esse que não possa ser justificado por outra causa médica ou psicológica.

Sinais elencados no DSM-IV:

No tipo desatento devem ser encontrados 6 ou mais dos seguintes sinais:

1. Não enxerga detalhes e faz erros por falta de cuidado
2. Tem dificuldade em manter a atenção
3. Parece não ouvir quando se fala com ela
4. Tem dificuldade em organizar-se
5. Não gosta de tarefas que exigem esforço mental prolongado
6. Freqüentemente perde objetos
7. Distrai-se com facilidade
8. Apresenta esquecimentos nas atividades rotineiras

No tipo hiperativo/impulsivo devem ser encontrados 6 ou mais dos seguintes sinais:

1. Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou não parando quieta na cadeira
2. Tem dificuldade em permanecer sentada
3. Corre sem destino (em adultos, sentimento de inquietação)
4. Dificuldade em fazer uma atividade quieta ou em silêncio
5. Fala excessivamente
6. Responde a perguntas antes delas serem formuladas
7. Age como se fosse movida a motor
8. Tem dificuldade em esperar sua vez
9. Interrompe conversas e se intromete

É possível que alguns indivíduos apresentem uma combinação de características dos dois grupos, é o chamado tipo combinado.

Sendo o TDA/H um transtorno dimensional, ou seja, sua expressão individual pode ser desde muito discreta até muito evidente, foram desenvolvidas escalas com pontuação, baseadas nos sinais do DSM-IV. Uma delas, bastante utilizada, é conhecida como SWAN:

Escala de Pontuação SWAN: comparado com seus pares, o quanto seu filho (marque a opção que represente sua impressão)

 1. Da bastante atenção para os detalhes e comete poucos erros.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

2. Mantém a atenção em atividades do tipo tarefa ou brincadeira.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

3. Ouve quando falam diretamente com ele. 

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

4. Segue as instruções e finaliza o trabalho escolar ou o tema de casa.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

5. Organiza suas tarefas e outras atividades.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

6. Engaja-se em tarefas que exigem esforço mental sustentado.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

 

7. Não esquece dos objetos necessários para suas atividades diárias.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

8. Ignora estímulos não relevantes ao contexto em que se encontra.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

9. Não esquece compromissos rotineiros.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

10. Senta-se e fica parado (controla movimentos de mãos ou pés, ou de torcer-se).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

11. Permanece em sua cadeira (quando as regras da sala de aula ou convenções sociais assim exigem).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

12. Modula sua atividade motora (inibe correrias ou escaladas desnecessárias).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

13. Brinca silenciosamente (mantém aceitável nível de ruídos).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

14. Acomoda-se e descansa (controla atividade constante).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

15. Modula sua atividade verbal (controla fala excessiva).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

16. Em situações de questionamentos, reflete e controla respostas intempestivas.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

17. Aguarda sua vez (mantém-se no lugar e aceita esperar).

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

18. Participa de conversas e jogos sem interromper ou intrometer-se.

  1. Muito menos do que a média
  2. Menos do que a média
  3. Pouco menos do que a média
  4. Como a média
  5. Pouco mais do que a média
  6. Mais do que a média
  7. Muito mais do que a média

Muito menos = 3, Menos = 2, Pouco menos = 1, Igual = 0, Pouco mais = -1, Mais = -2, Muito mais = -3
TDA/H combinado (somar itens 1 a 18 e dividir por 18): média = -0,57; DP = 1,63; cutoff para casos severos = 2,11
TDA/H desatento (somar itens 1 a 9 e dividir por 9): média = -0,43; DP = 1,76; cutoff para casos severos = 2,48
TDA/H hiperativo (somar itens 10 a 18 e dividir por 9): média = -0,72; DP = 1,65; cutoff para casos severos = 2,00
Escores: 0,5 = 69,7%; 1,0 = 10,1%; 1,5 = 10,7%; 2,0 = 5,2%; 2,5 = 2,4% e 3,0 = 1,8% dos casos.

 

Fonte: Definições categorial e dimensional e avaliações dos sintomas do TDA/H: as escalas de SNAP e SWAN. James Swanson et al.
 

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