Síndrome de Guillain-Barré: conhecer para agir
Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Guillain-Barré???
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença auto-imune, ou seja, onde desmielinizante inflamatória das raízes e nervos ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que de onde partem os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo causando fraqueza, diminuição do tônus muscular e consequentemente, também dos reflexos e da funcionalidade da musculatura envolvida.
O início da doença é antecedido por uma infecção de vias respiratórias altas ( nariz ,faringe ,laringe), de gastroenterite aguda até uma perda de sensibilidade e força dos membros e posteriormente podendo atingir a musculatura de expressões faciais, mastigação ,deglutição e voz.
Paciente queixa e não ter coordenação dos músculos durante a articulação dos fonemas ,( ficando os mesmos mais lentos em execução, musculatura pesada, sem ritmo) dificuldade para mastigar, ( cansaço ,lentidão, incoordenação dos movimentos, diminuição da sensibilidade, resíduo alimentar em cavidade oral) deglutição com alterações, ( tosses, engasgos, dificuldades para determinados alimentos) alterações na voz, (perda de potência, projeção e cansaço ao falar) alterações na mímica facial (dificuldades para expressar sentimentos, emoções).
O objetivo da terapia fonoaudiológica é restabelecer o tônus e a mobilidade da musculatura orofacial, adaptação da válvula de fala quando necessária; auxiliar no desmame da ventilação mecânica também quando o mesmo possui, restabelecimento da comunicação e das funções estomatognáticas e acima mencionadas.
Por isso ,a avaliação fonoaudiológica para o auxilio nas dificuldades acima mencionadas são fundamentais.
• O prognóstico é favorável com reversibilidade completa ocorre em 60% dos casos, mas, 10% chegam a óbito A maioria das pessoas acometidas se recuperam em três meses após iniciados os sintomas. por isso ,a intervenção precoce é muito importante multiplicativamente falando.
Se você foi diagnosticado com Guillain-Barré, não espere ,a intervenção assim que se descobre é fundamental para a melhora do paciente.
Quer saber mais? A Bless está ao seu lado. Agende conosco.
Últimas Publicações
- Pandemia, canto e a importância do ouvir
- Gamers, cantores e os performers da voz: Como se faz condicionamento da voz?
- Por que o ar acaba no final da frase quando canto?
- Diadococinesia te ajudando a cantar o som certo no rítimo certo:
- Por que não consigo cantar em outra língua combinando a palavra com o rítimo da música?
- Porque nosso corpo e nossa voz estão respondendo pior após a Pandemia/ COVID 19?
- Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:
- O mito da extensão vocal entre cantores: oque conquista mais o público: extensão ou emoção?