Amparo legal nos problemas vocais:
"O distúrbio da voz relacionado ao trabalho é uma doença do trabalho, como definida pela Lei 8.213/91, em seu artigo 20, inciso II, sem necessidade de recorrer à excepcionalidade do paragrafo segundo do artigo 20 da Lei da Previdencia Social.
Atualmente, ainda encontramos fatores que ainda geram problemas para sua aplicação, constando a falta de preparo da maioria dos técnicos que tratam dessa questão. Tanto os médicos do trabalho,advogados, como os médicos peritos do INSS , ainda não estão totalmente preparados para enfrentar essas questões. O advogado, nestes casos, deve se embasar no laudo técnico e, se este laudo técnico, nao informa se esta ou aquela situação ou patologia é ocupacional e se tem ou nao reflexo no trabalho, não há como aplicar a Lei e dar os direitos que o trabalhador faz jus"....Sendo assim, é de fundamental importância que otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e equipe técnica judicial estejam em sintonia com o caso, de modo a promover um equilíbrio e neutralidade no resultado final da questão trabalhista.
Mas , não basta apenas isso!Leis que asseguram o acompanhamento e a assistência da saúde vocal do trabalhador em todos os níveis de saúde são fundamentais e básicas em qualquer relação empregatícia.A criação de leis que amparem a assistência ao trabalhador em todos os níveis de saúde são peça chave para de evitar um número infindável de processos trabalhistas, mudanças de funções e o aumento dos gastos da máquina administrativa do governo.
Como o professor, o operador de telemarketing e demais profissões que fazem do uso da voz,como o seu principal instrumento de trabalho; as questoes ligadas ao afastamento do serviço provocadas por problema de voz ganham proporções imensuráveis ,tamanhos mostruosos, que obrigaram os técnicos a parar para pensar, e mais que isso ,propor soluções técnicas e programas de prevenção.
Que possamos refletir e muito mais que isso; rompermos com as barreiras do conformismo e da morosidade. A situação como está não pode continuar:>Isso é uma vergonha!!Como cidadãos, devemos ser cidadãos e lutarmos junto com nossos representantes por uma sociedade melhor.
Caso queira se informar melhor sobre essas e demais questões, procure seu fonoaudiólogo!!
Últimas Publicações
- Pandemia, canto e a importância do ouvir
- Gamers, cantores e os performers da voz: Como se faz condicionamento da voz?
- Por que o ar acaba no final da frase quando canto?
- Diadococinesia te ajudando a cantar o som certo no rítimo certo:
- Por que não consigo cantar em outra língua combinando a palavra com o rítimo da música?
- Porque nosso corpo e nossa voz estão respondendo pior após a Pandemia/ COVID 19?
- Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:
- O mito da extensão vocal entre cantores: oque conquista mais o público: extensão ou emoção?