Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
Amparo legal nos problemas vocais: PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   

       "O distúrbio da voz relacionado ao trabalho é uma doença do trabalho, como definida pela Lei 8.213/91, em seu artigo 20, inciso II, sem necessidade de recorrer à excepcionalidade do paragrafo segundo do artigo 20 da Lei da Previdencia Social.

        Atualmente, ainda encontramos fatores  que ainda geram problemas para  sua aplicação, constando a falta de preparo da maioria dos  técnicos que tratam dessa questão. Tanto os médicos do trabalho,advogados, como os médicos peritos do INSS , ainda não estão totalmente preparados para enfrentar essas questões. O advogado, nestes casos, deve se embasar no  laudo técnico e, se este  laudo técnico, nao informa se esta ou aquela situação ou patologia é ocupacional e se tem ou nao reflexo no trabalho, não há como aplicar a Lei e dar os direitos que o trabalhador faz jus"....Sendo assim, é de fundamental importância que otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e equipe técnica judicial estejam em sintonia com o caso, de modo a promover um equilíbrio  e neutralidade no resultado final da questão trabalhista.

       Mas , não basta apenas isso!Leis que asseguram o acompanhamento e a assistência da saúde vocal do trabalhador em todos os níveis de saúde são fundamentais e básicas em qualquer relação empregatícia.A criação de leis que amparem a assistência ao trabalhador em todos os níveis de saúde são peça chave para de evitar um número infindável de processos trabalhistas, mudanças de funções e o aumento dos gastos da máquina administrativa do governo.

       Como o professor, o operador de telemarketing e demais profissões que fazem do uso da voz,como o seu principal instrumento de trabalho; as questoes ligadas ao afastamento do serviço provocadas por problema de voz ganham proporções  imensuráveis ,tamanhos mostruosos, que obrigaram os técnicos a parar para pensar, e mais que isso ,propor soluções técnicas e programas de prevenção.

       Que possamos refletir e muito mais que isso; rompermos com as barreiras do conformismo e da morosidade. A situação como está não pode continuar:>Isso é uma vergonha!!Como cidadãos, devemos ser cidadãos e lutarmos junto com nossos representantes por uma sociedade melhor.

     Caso queira se informar melhor sobre essas e demais questões, procure seu fonoaudiólogo!!