A fala de seu filho está normal para sua idade?

Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra…

Saber se a criança está falando na idade certa, se está atrasada em relação ao desenvolvimento normal faz parte da maioria das pessoas, principalmente os pais.

Por essa razão, abaixo teremos um quadro para que vocês, do outro lado da telinha de seu computador, possam observar o desenvolvimento de seu ou da sua pequena.

Lembrando-se sempre que uma criança de 4.5 m. já é capaz de produzir todos os sons da língua portuguesa, perfeitamente!

Desenvolvimento de Fala e Linguagem da criança:

A criança de zero a seis meses de idade …

  • Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa
  • Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro)
  • Ri e murmura para pessoas conhecidas
  • Reage às vozes altas, ou não amigáveis
  • Volta-se e olha na direção dos novos sons
  • Balbucia pedindo atenção
  • Faz vocalizações generalizadas
  • Observa sua mão
  • Reage ao seu nome

Com oito meses, a criança …

  • Acaricia sua própria imagem refletida no espelho
  • Produz quatro ou mais sons diferentes
  • Usa frequentemente as sílabas ba, da, ka
  • Transfere objetos de uma mão para outra
  • Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos
  • Tenta imitar sons

Com dez meses, a criança …

  • Pode já dizer “mama” e “papa”
  • Grita para chamar atenção
  • Vocaliza enquanto manipula objetos
  • Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira)
  • Brinca de “esconde-esconde”
  • Fala uma sílaba ou uma sequência de sons repetidamente
  • Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.

Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses…

  • Reconhece seu nome.
  • Entende “não”.
  • Compreende ordens simples.
  • Imita palavras familiares.
  • Acena com a mão (adeus)
  • Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai”
  • Emite “sons” de coisas e animais familiares.
  • Dá um brinquedo quando lhe pedem.
  • Dá muitas gargalhadas.
  • Ouve bem e discrimina vários sons.
  • Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato – miau
  • Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais.
  • Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades ( mais, quer, acabou, dá)
  • Identifica 4 objetos familiares sob nomeação

A criança de 18 a 24 meses

  • Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
  • Escuta bem e discrimina vários sons
  • Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
  • Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como “mais”
  • Imita palavras e sons com maior precisão
  • Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
  • Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
  • Obedece ordens simples
  • Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa
  • Nomeia 4 objetos rotineiros
  • Pode cantarolar
  • Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
  • Realiza até 2 ordens simples
  • Usa o próprio nome
  • Responde sim e não
  • Começa a fazer frases simples

Fala e linguagem da criança de 2 anos

  • Usa o próprio nome
  • Relaciona o que fala com situações concretas
  • Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
  • Fala sozinho enquanto brinca
  • Combina 2 palavras para exprimir posse
  • Mostra com os dedos a idade
  • Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso
  • Reconhece: “grande”, “pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação
  • Aponta gravura de objeto comum
  • Compreende o “onde” respondendo adequadamente
  • Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras
  • Combina “é” em frases de 2 elementos
  • Usa artigo na fala
  • Aplica regra regular de gênero
  • Possui vocabulário de 50 a 100 palavras
  • Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor

A criança de 3 anos:

  • Aponta 3 cores primárias quando nomeadas
  • Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado”
  • Executa uma série de 3 ordens relacionadas
  • Conhece seu sobrenome e o seu sexo
  • Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto
  • Usa orações empregando 4 a 5 palavras
  • Tem um vocabulário de quase 1000 palavras
  • Repete sons, palavras, frases e orações
  • Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras
  • Pode desenhar um círculo e uma linha vertical
  • Pode cantar músicas
  • É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
  • Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?”
  • Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
  • Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”.
  • Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem”
  • Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como”
  • Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
  • Combina substantivo mais adjetivo
  • Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome
  • Memoriza pequenos versos e músicas

Fala e Linguagem da criança de 4 anos

  • Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricas
  • Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência
  • Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto
  • Pode falar algo imaginário como “suponho que”, “ eu desejo”
  • Faz perguntas usando: “Quem?”, “Por que?”, “Como?” e “Quando?”
  • Utiliza orações complexas
  • Utiliza tempo passado e plural
  • Copia uma linha e um círculo
  • Tem um vocabulário de quase 1500 palavras
  • Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos.
  • Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras
  • Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas
  • Nomeia seus próprios desenhos
  • Segue regras de convívio social
  • Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca
  • Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela
  • Diz seu nome completo
  • Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite)
  • Identifica objetos pelo uso
  • Tem fala inteligível

Uma criança de 4.5 m. já é capaz de produzir todos os sons da língua portugêsa, perfeitamente!

Fala e Linguagem da criança de 5 anos

  • Define os objetos pelo uso e pode dizer de que são feitos os objetos
  • Conhece relações espaciais como “acima”, “abaixo”, “atrás”, “perto” e “longe”
  • Sabe seu endereço.
  • Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras
  • Identifica dinheiro
  • Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras
  • Usa corretamente os sons da língua
  • Conhece antônimos de palavras familiares
  • Entende o significado das palavras igual e “diferente”
  • Usa o condicional
  • Conta dez objetos
  • Acompanha a sequência de uma estória
  • Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos
  • É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos
  • Pede informações
  • Pede ajuda quando encontra dificuldade
  • Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: “antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados “
  • Usa corretamente os pronomes
  • É capaz de fazer rimas
  • Repete 4 dígitos
  • Responde a pergunta “por quê” , dando uma explicação
  • Nomeia cores além das primárias
  • Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais
  • É capaz de apontar absurdos em uma figura
  • Executa uma série de 3 ordens não relacionadas
  • Articula corretamente todos os fonemas

Fala e Linguagem da criança de 6 anos

  • A criança de 6 anos
  • Usa a gramática adequadamente
  • Compreende o significado das frases
  • Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30
  • Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito
  • Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone
  • Distingue direita e esquerda
  • Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: “através”, “até”, “em direção a”, “longe”, “desde”.
  • Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã”.
  • Formula perguntas utilizando: “Como?”, “Que?”, “Por que?”.
  • Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares
  • Relata experiências diárias

“SE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO ESTA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO”