A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma condição patológica que implica em sérias repercussões negativas à saúde e funcionalidade do indivíduo como, sonolência excessiva diurna (SED), arritmias cardíacas, hipertensão arterial, além de consequências comportamentais (irritação qualquer coisa, mau humor, desânimo, dentre outras) e sociais (Isolamento e intolerância a certos tipos de convivências em sociedade).
A fonoaudiologia se mostra como a mais nova alternativa no tratamento de pacientes com síndrome da apneia obstrutiva do sono (o ronco) partir da terapia de reabilitação de funções como mastigação, deglutição e respiração. A terapia consiste na realização de exercícios de respiração, sucção, deglutição, mastigação e musculares visando o aumento do tônus e mobilidade das estruturas orais e cervicais, que em pacientes apneicos podem estar comprometidas.
O tempo de reabilitação varia conforme cada caso e suas necessidades individuais, além, da frequência e periodicidade semanal.
Após a reabilitação do paciente, ele retornará de 6 em seis meses para um check up geral e dependendo do caso, anualmente.
Para pacientes que não conseguem dormir com uma máscara de oxigênio durante a noite e não conseguem se adaptar a essa alternativa, a terapia fonoaudiológica é excelente opção.
Marque sua avaliação conosco!!