Distúrbio de Processamento Auditivo (DPAC) pode ser confundido com Hiperatividade – fique por dentro!

O que é um distúrbio do processamento auditivo central (DPAC)?

É uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, mesmo com audição normal, é totalmente diferente de perda auditiva e hiperatividade. Encontra- se associado a dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes.

A hiperatividade é um dos componentes mais conhecidos do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A criança hiperativa mostra atividade maior que outras crianças da mesma idade. É comum as crianças serem ativas, sem que isto seja uma hiperatividade anormal ou patológica. A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, além de dificuldade em manter a concentração, impulsividade e agitação. (Leia na sessão leitura e escrita- dificuldades de aprendizagem, neste site).

Na perda auditiva, o indivíduo apresenta dificuldades em ouvir oque é falado e processos a ela relacionados e consequentemente, a percepção de fala é deficitária, bem como, a escrita e leitura sofrem uma maior necessidade de intervenção em função das dificuldades dele; diferindo do processamento auditivo, onde o indivíduo ouve, mas o caminho em que o som percorre é que está prejudicado em alguns trechos, como descreveremos a seguir.

No que se diz respeito ao processamento auditivo, as características mais comuns dos indivíduos com o Transtorno no processamento auditivo central, são:

  • Dificuldade para lembrar informações auditivas;
  • Pior habilidade de fala, linguagem escrita e/ou leitura;
  • Comportamento impulsivo; confundido com indisciplinado.
  • Dificuldade de organização e sequenciação de estímulos verbais e não-verbais;
  • Utilização de pistas visuais para compreender a mensagem falada;
  • Tempo e latência aumentados para emissão de respostas;
  • Respostas inconsistentes aos estímulos auditivos recebidos.

A alteração do processamento auditivo central se refere a um transtorno auditivo em que há impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. As habilidades testadas são e consequentemente, as habilidades a serem trabalhadas serão (conforme as alterações detectadas):

  • Localização sonora: habilidade de localizar auditivamente a fonte sonora;
  • Síntese binaural: habilidade de integrar estímulos incompletos apresentados simultaneamente ou alternados para orelhas opostas;
  • Figura-fundo: identificar mensagem primária na presença de sons competitivos;
  • Separação binaural: habilidade para escutar com uma orelha e ignorar a orelha oposta;
  • Memória: habilidade de estocar e recuperar estímulos;
  • Discriminação: habilidade para determinar se dois estímulos são iguais ou diferentes;
  • Fechamento: habilidade para perceber o todo quando partes são omitidas;
  • Atenção: habilidade para persistir em escutar sobre um período;
  • Associação: habilidade para estabelecer correspondências entre um som não linguístico e sua fonte.

A estimulação adequada reforçará as conexões neurais da criança, consequentemente fortalecerá os processos e habilidades auditivas, além de facilitar as estratégias de compensação. Na terapia fonoaudiológica será estabelecido os aspectos de síntese fonêmica para promover a consciência fonológica; estimulação mono e binaural; habilidade auditiva de figura-fundo para dessensibilização da fala em presença de ruído. E como consequência o paciente conseguirá se organizar melhor tendo uma melhor expansão de: memória curto, médio prazo; raciocínio, leitura, resolução de problemas em seu dia a dia, além das particularidades de cada paciente.

Para tal, faz -se fundamental o diagnóstico correto entre: Alteração no processamento auditivo central, distúrbio na escrita (atraso nos níveis da escrita), disgrafia, discalculia, Distúrbio de Aprendizagem /Dislexia, Condutas Típicas, Hiperatividade/ TDAH. Uma avaliação com um neurologista, de preferência com foco em aprendizagem e visão multidisciplinar que enfoque o ser humano em todas as suas necessidades, um fonoaudiólogo que atue nesta área e uma equipe preparada para receber este indivíduo, torna-se uma jogada de mestre, um cheque mate no sucesso se todo e qualquer caso.

Se ainda tem dúvidas e não sabe as razões do insucesso escolar, marque um horário conosco.