A anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”, é uma anomalia do desenvolvimento caracterizada por alteração no frênulo da língua resultando em limitações dos movimentos desta estrutura, podendo ainda gerar alterações de fala. A alteração da inserção pode variar desde a ponta da língua até o rebordo alveolar lingual sendo visível desde o nascimento até a idade adulta.
Quando existe alteração do frênulo da língua pode-se encontrar como consequência, boca entreaberta, alterações oclusais e periodontais, dificuldade nos movimentos realizados pela língua, assim como postura baixa da mesma na cavidade oral.
As funções de mastigar, deglutir e a produção dos sons da fala podem se alterar. As alterações de fala mais comumente encontradas são as distorções dos fones [s] e [z] e do vibrante alveolar simples em todas as suas posições. Como adaptações ou compensações durante a fala observa-se ainda a ocorrência da diminuição do espaço entre maxilares, aumento da salivação, movimentos mandibulares excessivos de lateralização e anteriorização, o que pode gerar imprecisão da fala.
A amamentação e a fala são as alterações mais frequentes quando o frênulo da língua se encontra alterado.
O fonoaudiólogo atua avaliando as condições do frênulo da língua via inspeção visual, verificando os movimentos da língua e avaliando as funções orofaciais de mastigação, deglutição e fala. Quando necessário sugere avaliação de outro profissional, intervenção cirúrgica ou fonoterapia para correção das alterações encontradas.
Alguns profissionais intervêm cirurgicamente para corrigir as alterações do frênulo da língua, sendo mais frequente odontólogos e otorrinolaringologistas.
A frenectomia nos bebês costuma ser indicada quando o frênulo da língua dificulta a movimentação da mesma ou a amamentação . No entanto não é comum nos consultórios dos odontólogos ou dos otorrinolaringologistas aparecerem pacientes nessa faixa etária. Em crianças maiores a frenectomia lingual está indicada quando a inserção do frênulo pode provocar problemas periodontais, ou quando a falta de mobilidade da língua prejudicar a fala.
Caso você tenha se identificado com esse artigo, escreva pra gente e marque uma consulta!