A comunicação é um aspecto muito valorizado e trabalhado atualmente. O professor usa a voz e a comunicação no trabalho. Para aprimorar sua comunicação, existem algumas estratégias que são fundamentais. Para aprimorar a comunicação é importante que prestemos atenção na nossa comunicação e na comunicação das outras pessoas.
Sendo assim, algumas dicas serão ministradas abaixo com o objetivo de melhorar a sua comunicação:·
- Faça contato visual com todos os alunos, olhe nos olhos deles e não olhe para o teto. Perceba se eles estão prestando atenção na sua aula ou se você precisa mudar a estratégia (mostrar um vídeo, solicitar a participação dos alunos…); ·
- Mantenha uma postura reta e relaxada; não colocando as mãos na cintura, no quadro ou nos bolsos. Preste atenção para usar gestos de acordo com o seu discurso, sempre na região entre os ombros e abdome; ·
- Articule bem as palavras. – Uma articulação mais precisa ajuda com que os alunos entendam melhor o professor e aumenta a credibilidade do discurso; ·
- Cuidado com os muros verbais, como as gírias, erros de português, hesitações (é, né, então, ta…). Essas barreiras podem comprometer a credibilidade do seu discurso e desviar a atenção dos alunos; ·
- Cuidado com o uso excessivo dos gerúndios, por exemplo, vou estar fazendo ou invés de vou fazer, vou estar realizando ao invés de vou realizar; ·
- Preste atenção na objetividade de sua aula; é importante que ela tenha início, meio e fim; ·
- Preste atenção se você muda sua voz de acordo com as diferentes emoções; A voz é uma importante ferramenta de comunicação, por meio dela os alunos devem perceber se o professor está fazendo uma brincadeira, dando uma bronca, falando de um assunto sério…
- Treine sua escuta em relação ao discurso do outro. Procure qualidades e os defeitos que não quer em sua fala.
Converse com seu fonoaudiólogo!