Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
Desenvolvimento Auditivo da criança - 0 a 5 anos. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   
Do nascimento aos 3 meses:
  • Cala-se ao reconhecer sua voz ;
  • Sorri ou fica calado quando conversam com ele;
  • Se assusta com ruídos fortes, piscando os olhinhos;
  • Produz sons de balbucio;
  • Sorri quando vê familiares em seu cotidiano;
  • Cada choro tem um significado e conforme sua necessidade;

Entre 4 a 6 meses:
  • Tem uma melhor percepção;
  • Presta atenção a sons,
  • Olha em direção dos som;
  • Responde a mudanças no tom de voz;
 
  • Na fala aparece muitos sons de p, b e m;
  • Emite expressão de alegria ou tristeza com a fala;
  • Emite sons quando está brincando ou sozinha;
 

Entre 7 meses a 1 ano
  • Têm atenção quando alguém lhe fala, olharndo em direção do som;
  • Responde a perguntas simples, como "vem cá" e "quer mais";
  • T êm interesse em  canções e rimas acompanhadas de gestos;
 
  • Começa a aparecer os sons curtos, como "baba", "tata";
  • Utiliza os sons para chamar a atenção imitando diferentes sons da fala;
  • Surgem as primeiras palavras "mamãe", "papai";

Entre 1 a 2 anos
  • Diferencia as diferentes partes do próprio
  • corpo;
  • Já entende perguntas simples;
  • Indica as figuras em um livro quando as nomeiam;
  • Presta atenção em canções;
 
  • Conforme o decorrer dos meses utilizam mais palavras;
  • Fazem perguntas com uma ou duas palavras;

Entre 2 a 3 anos
  • Obedece a ordens como "coloque a bola no chão";
  • Começa a entender o significado de algumas palavras como "Vem/vai", "Entra/Sai";
  • Pessoas mais próximas já entendem a sua fala;
  • Pede objetos indicando ou chamando pelo nome;

Entre 3 a 4 anos
  • Escuta ser chamado mesmo estando em outro cômodo da casa;
  • Escuta sons no mesmo volume que o resto de sua família;
  • Relata seu dia, como as atividades  que desnvolveu na escola;

 


Entre 4 a 5 anos
  • Escuta e entende a maior parte do que se é falado;
  • Faz perguntas simples referente as historinhas que ouve
  • Comunica-se com facilidade com adultos e outras crianças;
  • Utiliza o mesmo vocabulário que o resto da família;