PostHeaderIcon Mais Lidos

PostHeaderIcon Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:

Quando fazemos uma atividade física como lavar o carro, arrumar a casa, ou, nos exercitamos em um exercício físico como caminhada, academia e paramos; em quanto tempo demoramos para perder o pique e a forma? E se você canta ou toca?

Você ja parou para pensar, nisso?

 

Ficar em forma não é fácil, perder a forma é o contrário; é bem mais fácil. De acordo com o site da CNN https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-de-60-dos-brasileiros-estao-sedentarios-durante-a-pandemia-diz-estudo/)  mais de 60% dos brasileiros estavam sedentários durante a pandemia.

Quando paramos de treinar, de nos exercitar, ou, de fazer atividades físicas que estávamos acostumados a rapidez com que perdemos o condicionamento físico grandemente.

E para entrar em forma novamente?

Voltar a boa forma depende de vários fatores, incluindo nível de condicionamento, idade, o quanto você se exercita e até mesmo o ambiente em que está.

O condicionamento físico que  também depende de muitos fatores como:  incluindo o tipo de condicionamento físico de que estamos falando (como força ou condicionamento cardiovascular) que utilizávamos durante uma atividade em que fazíamos antes, quantas vezes fazíamos ,o tempo, por quanto tempo deixamos de fazer; por exemplo.

Todos sofremos durante a pandemia, mas , os artistas, como os músicos que cantam por exemplo; ainda mais. Deixaram de fazer shows e muitos nem lives fizeram; deixando de treinar a voz, o instrumento e ensaiar.

A combinação entre declínio inicial no número de fibras musculares que usávamos normalmente, antes da pandemia e que paramos de usar e também do declínio mais lento da massa muscular são observados durante os períodos mais longos de “destreinamento” . Por isso o músico tende a se cansar mais agora em 2021 quando começa a cantar novamente, não rendendo como antes diminuindo sua performance e estando mais propenso a alterações em sua saúde vocal.

Para auxiliar o retorno da performance do músico, um bom trabalho multidisciplinar é fundamental. Uma boa avaliação com uma fonoaudióloga ,especialista em voz cantada, com um trabalho diferenciado e voltado para os músicos ajuda não somente no tempo de recuperação e na melhor performance do cantor.

Quer saber mais sobre este trabalho?

Agende conosco na Bless .

 

PostHeaderIcon Últimas Publicações

Instagram Bless Clinica

Facebook Bless Clínica