Desenvolvimento de fala:
A grosso modo, as fases de desenvolvimento de fala são:
1. Choro: primeira forma de comunicação com o meio.
2. Gorjeio: inicia-se por volta de 1 mês de idade.
3. Balbucio: inicia-se por volta de 6 meses de idade.
4. Primeiras palavras: aparecem por volta de 10 a 12 meses de idade.
5. Primeiras sentenças: aparecem por volta dos 18 meses de idade.
6. Período de disfluência: aos 3 anos de idade é normal, pois, a criança está adquirindo os sons da língua portuguesa, podendo desaparecer até os 4 e 4.5 anos de idade; de acordo com as atitudes do meio.
7. Aos 4 e 4.5 a crinça já produz todos os sons da língua portuguesa e um vocabulário amplo.
8- Aos 5 e seis anos, já é hora de estimular a linguagem escrita, com atividades de pré-escrita.
-Abaixo, como desenvolver a comunicação de uma crinça:
Como estimular a linguagem da criança de 2 anos
Deixá-la ouvir CDs e ver filmes infantis;
Elogiar a sua comunicação;
Descrever as actividades que ela realiza, acrescentando novas palavras;
Utilizar palavras novas em várias situações (ampliação de vocabulário);proporcionar-lhe novas experiências, como teatro, cinema, circo, etc. e falar sobre elas;
Ler-lhe histórias;
Como estimular a fala e a linguagem da criança de 3 anos
Introduzir palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com a criança;
Ensinar a relação entre palavras, objectos e ideias;
Ensinar a criança a contar histórias, utilizando livros e desenhos;
Permitir que brinque com outras crianças;
Ler-lhe histórias;
Prestar-lhe atenção quando ela fala;
Fazer jogos com rimas;
Permitir que a criança ajude a planear actividades tais como Natal, aniversário, um jantar especial, etc.;
Ler-lhe histórias cada vez maiores;
Estimulá-la a criar e contar histórias;
Mostrar interesse pelo desenvolvimento da sua linguagem e do seu pensamento;
Como estimular a fala e a linguagem da criança de 5 anos
Incentivá-la a usar a sua linguagem para expressar os seus sentimentos, ideias, sonhos, desejos, e medos;
Permitir que ela faça desenhos novos livremente com lápis de cera, carvão, tintas, etc.;
Proporcionar-lhe oportunidade de aprender canções, rimas ou versos;
Ler-lhe contos ou histórias maiores;
Falar com ela sobre temas variados sem utilizar termos ou expressões infantis;
Dar-lhe atenção quando ela fala, tendo em conta que ela entende mais do que é capaz de verbalizar;
Como estimular a fala e a linguagem da criança de 6 anos
Ler-lhe histórias e pedir-lhe que as reconte;
Ajudá-la a escrever o seu próprio livro de histórias com desenhos e ilustrações;
Estimulá-la a representar diferentes personagens de histórias;
Propor-lhe jogos que envolvam o raciocínio;
Dar-lhe tarefas em que seja necessário seguir algumas instruções;
Deixá-la cozinhar utilizando livros de receitas infantis, com passos e instruções simples;
Assistir com ela a programas de televisão e vídeos, pedindo depois que conte sobre o que viu e o que mais gostou;
Permitir que participe nas conversas familiares e escutar a sua opinião;
Ajudá-la a conhecer e utilizar novas palavras e conceitos.
Se existir alguma suspeita em relação a um atraso na linguagem, deve-se consultar um especialista que poderá avaliar corretamente a situação, tendo em consideração o ritmo de desenvolvimento da criança e todos aspectos intervenientes neste processo.
Últimas Publicações
- Pandemia, canto e a importância do ouvir
- Gamers, cantores e os performers da voz: Como se faz condicionamento da voz?
- Por que o ar acaba no final da frase quando canto?
- Diadococinesia te ajudando a cantar o som certo no rítimo certo:
- Por que não consigo cantar em outra língua combinando a palavra com o rítimo da música?
- Porque nosso corpo e nossa voz estão respondendo pior após a Pandemia/ COVID 19?
- Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:
- O mito da extensão vocal entre cantores: oque conquista mais o público: extensão ou emoção?