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PostHeaderIcon A fala de seu filho está normal para sua idade?

Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra...

Saber se a criança está falando na idade certa, se está atrasada em relação ao desenvolvimento normal faz parte da maioria das pessoas, principalmente os pais.

Por essa razão, abaixo teremos um quadro para que vocês, do outro lado da telinha de seu computador, possam observar o desenvolvimento de seu ou da sua pequena.

Lembrando-se sempre que uma criança de 4.5 m. já é capaz de produzir todos os sons da língua portugêsa, perfeitamente!

 

Desenvolvimento de Fala e Linguagem
da criança:

A criança de zero a seis meses de idade ...

Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa

Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro)

Ri e murmura para pessoas conhecidas

Reage às vozes altas, ou não amigáveis

Volta-se e olha na direção dos novos sons

Balbucia pedindo atenção

Faz vocalizações generalizadas

Observa sua mão

Reage ao seu nome


Com oito meses, a criança ...

Acaricia sua própria imagem refletida no espelho

Produz quatro ou mais sons diferentes

Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka

Transfere objetos de uma mão para outra

Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos

Tenta imitar sons


Com dez meses, a criança ...

 

Pode já dizer “mama” e “papa”

Grita para chamar atenção

Vocaliza enquanto manipula objetos

Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira)

Brinca de “esconde-esconde”

Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente

Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.

 

Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses...

Reconhece seu nome.

Entende “não”.

Compreende ordens simples.

Imita palavras familiares.

Acena com a mão (adeus)

Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai”

Emite “sons” de coisas e animais familiares.

Dá um brinquedo quando lhe pedem.

Dá muitas gargalhadas.

Ouve bem e discrimina vários sons.

Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau

Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais.

Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades ( mais, quer, acabou, dá)

Identifica 4 objetos familiares sob nomeação

 

A criança de 18 a 24 meses

Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes

Escuta bem e discrimina vários sons

Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos

Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"

Imita palavras e sons com maior precisão

Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos

Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado

Obedece ordens simples

Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa

Nomeia 4 objetos rotineiros

Pode cantarolar

Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação

Realiza até 2 ordens simples

Usa o próprio nome

Responde sim e não

Começa a fazer frases simples

 

Fala e linguagem da criança de 2 anos

 

 

Usa o próprio nome

Relaciona o que fala com situações concretas

Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa

Fala sozinho enquanto brinca

Combina 2 palavras para exprimir posse

Mostra com os dedos a idade

Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso

Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação

Aponta gravura de objeto comum

Compreende o “onde” respondendo adequadamente

Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras

Combina “é” em frases de 2 elementos

Usa artigo na fala

Aplica regra regular de gênero

Possui vocabulário de 50 a 100 palavras

Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor


A criança de 3 anos:

Aponta 3 cores primárias quando nomeadas

Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado”

Executa uma série de 3 ordens relacionadas

Conhece seu sobrenome e o seu sexo

Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto

Usa orações empregando 4 a 5 palavras

Tem um vocabulário de quase 1000 palavras

Repete sons, palavras, frases e orações

Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras

Pode desenhar um círculo e uma linha vertical

Pode cantar músicas

É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos

Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?”

Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe)

Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”.

Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem”

Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como”

Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)

Combina substantivo mais adjetivo

Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome

Memoriza pequenos versos e músicas


Fala e Linguagem da criança de 4 anos

Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricas

Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência

Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto

Pode falar algo imaginário como “suponho que”, “ eu desejo”

Faz perguntas usando: “Quem?”, “Por que?”, “Como?” e “Quando?”

Utiliza orações complexas

Utiliza tempo passado e plural

Copia uma linha e um círculo

Tem um vocabulário de quase 1500 palavras

Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos.

Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras

Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas

Nomeia seus próprios desenhos

Segue regras de convívio social

Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca

Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela

Diz seu nome completo

Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite)

Identifica objetos pelo uso

Tem fala inteligível

Uma criança de 4.5 m. já é capaz de produzir todos os sons da língua portugêsa, perfeitamente!

Fala e Linguagem da criança de 5 anos

A criança de 5 anos:

Define os objetos pelo uso e pode dizer de que são feitos os objetos

Conhece relações espaciais como “acima”, “abaixo”, “atrás”, “perto” e “longe”

Sabe seu endereço.

Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras

Identifica dinheiro

Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras

Usa corretamente os sons da língua

Conhece antônimos de palavras familiares

Entende o significado das palavras igual e “diferente”

Usa o condicional

Conta dez objetos

Acompanha a seqüência de uma estória

Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos

É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos

Pede informações

Pede ajuda quando encontra dificuldade

Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: “antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados “

Usa corretamente os pronomes

É capaz de fazer rimas

Repete 4 dígitos

Responde a pergunta “por quê” , dando uma explicação

Nomeia cores além das primárias

Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais

É capaz de apontar absurdos em uma figura

Executa uma série de 3 ordens não relacionadas

Articula corretamente todos os fonemas

Fala e Linguagem da criança de 6 anos


A criança de 6 anos

Usa a gramática adequadamente

Compreende o significado das frases

Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30

Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito

Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone

Distingue direita e esquerda

Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: “através”, “até”, “em direção a”, “longe”, “desde”.

Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã”.

Formula perguntas utilizando: “Como?”, “Que?”, “Por que?”.

Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares

Relata experiências diárias

"SE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO ESTA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO”
 

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