A fala de seu filho está normal para sua idade?
Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra...
Saber se a criança está falando na idade certa, se está atrasada em relação ao desenvolvimento normal faz parte da maioria das pessoas, principalmente os pais.
Por essa razão, abaixo teremos um quadro para que vocês, do outro lado da telinha de seu computador, possam observar o desenvolvimento de seu ou da sua pequena.
Lembrando-se sempre que uma criança de 4.5 m. já é capaz de produzir todos os sons da língua portugêsa, perfeitamente!
Desenvolvimento de Fala e Linguagem
da criança:
A criança de zero a seis meses de idade ...
Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa
Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro)
Ri e murmura para pessoas conhecidas
Reage às vozes altas, ou não amigáveis
Volta-se e olha na direção dos novos sons
Balbucia pedindo atenção
Faz vocalizações generalizadas
Observa sua mão
Reage ao seu nome
Com oito meses, a criança ...
Acaricia sua própria imagem refletida no espelho
Produz quatro ou mais sons diferentes
Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka
Transfere objetos de uma mão para outra
Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos
Tenta imitar sons
Com dez meses, a criança ...
Pode já dizer “mama” e “papa”
Grita para chamar atenção
Vocaliza enquanto manipula objetos
Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira)
Brinca de “esconde-esconde”
Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente
Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.
Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses...
Reconhece seu nome.
Entende “não”.
Compreende ordens simples.
Imita palavras familiares.
Acena com a mão (adeus)
Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai”
Emite “sons” de coisas e animais familiares.
Dá um brinquedo quando lhe pedem.
Dá muitas gargalhadas.
Ouve bem e discrimina vários sons.
Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau
Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais.
Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades ( mais, quer, acabou, dá)
Identifica 4 objetos familiares sob nomeação
A criança de 18 a 24 meses
Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
Escuta bem e discrimina vários sons
Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"
Imita palavras e sons com maior precisão
Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
Obedece ordens simples
Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa
Nomeia 4 objetos rotineiros
Pode cantarolar
Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
Realiza até 2 ordens simples
Usa o próprio nome
Responde sim e não
Começa a fazer frases simples
Fala e linguagem da criança de 2 anos
Usa o próprio nome
Relaciona o que fala com situações concretas
Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
Fala sozinho enquanto brinca
Combina 2 palavras para exprimir posse
Mostra com os dedos a idade
Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso
Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação
Aponta gravura de objeto comum
Compreende o “onde” respondendo adequadamente
Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras
Combina “é” em frases de 2 elementos
Usa artigo na fala
Aplica regra regular de gênero
Possui vocabulário de 50 a 100 palavras
Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor
A criança de 3 anos:
Aponta 3 cores primárias quando nomeadas
Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado”
Executa uma série de 3 ordens relacionadas
Conhece seu sobrenome e o seu sexo
Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto
Usa orações empregando 4 a 5 palavras
Tem um vocabulário de quase 1000 palavras
Repete sons, palavras, frases e orações
Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras
Pode desenhar um círculo e uma linha vertical
Pode cantar músicas
É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?”
Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”.
Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem”
Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como”
Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
Combina substantivo mais adjetivo
Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome
Memoriza pequenos versos e músicas
Fala e Linguagem da criança de 4 anos
Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricasDescreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência
Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto
Pode falar algo imaginário como “suponho que”, “ eu desejo”
Faz perguntas usando: “Quem?”, “Por que?”, “Como?” e “Quando?”
Utiliza orações complexas
Utiliza tempo passado e plural
Copia uma linha e um círculo
Tem um vocabulário de quase 1500 palavras
Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos.
Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras
Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas
Nomeia seus próprios desenhos
Segue regras de convívio social
Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca
Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela
Diz seu nome completo
Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite)
Identifica objetos pelo uso
Tem fala inteligível
Uma criança de 4.5 m. já é capaz de produzir todos os sons da língua portugêsa, perfeitamente!
Fala e Linguagem da criança de 5 anos
A criança de 5 anos:
Define os objetos pelo uso e pode dizer de que são feitos os objetos
Conhece relações espaciais como “acima”, “abaixo”, “atrás”, “perto” e “longe”
Sabe seu endereço.
Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras
Identifica dinheiro
Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras
Usa corretamente os sons da língua
Conhece antônimos de palavras familiares
Entende o significado das palavras igual e “diferente”
Usa o condicional
Conta dez objetos
Acompanha a seqüência de uma estória
Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos
É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos
Pede informações
Pede ajuda quando encontra dificuldade
Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: “antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados “
Usa corretamente os pronomes
É capaz de fazer rimas
Repete 4 dígitos
Responde a pergunta “por quê” , dando uma explicação
Nomeia cores além das primárias
Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais
É capaz de apontar absurdos em uma figura
Executa uma série de 3 ordens não relacionadas
Articula corretamente todos os fonemasFala e Linguagem da criança de 6 anos
A criança de 6 anos
Usa a gramática adequadamente
Compreende o significado das frases
Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30
Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito
Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone
Distingue direita e esquerda
Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: “através”, “até”, “em direção a”, “longe”, “desde”.
Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã”.
Formula perguntas utilizando: “Como?”, “Que?”, “Por que?”.
Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares
Relata experiências diárias
"SE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO ESTA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO”Últimas Publicações
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