Até que ponto falar rápido é normal?
Rotineiramente nos deparamos com pessoas que falam rápido e nos perguntamos se podem apresentar ou não algum problema em sua fala e se indicamos que procure ajuda do fonaudiólogo ou não. Por essas e outras indagações, conversaremos neste artigo, sobre o assunto.
Primeiramente, precisamos saber oque é normal e o que é patológico, ou seja, o que foge do normal e é indicação para terapia fonoaudiológica.
Falar rápido não é problema desde que não afete a inteligibilidade da mensagem, isto é, a compreensão da mensagem pelo interlocutor.
Quando a pessoa é freqüentemente solicitada a repetir o que falou, porque os interlocutores não compreenderam, é possível ser um caso de taquifemia.
O taquifêmico não se dá conta de sua locução acelerada, por isso não sofre com seu processo de fluência.
A taquifemia além de apresentar uma fala acelerada, é caracterizada também por supressão de sílabas e até mesmo de palavras, podendo manifestar esses traços na escrita. Conforme o radical grego “taqui”, que significa aceleração, rapidez, geralmente descreve o comportamento do paciente taquifêmico. “Essas alterações, chamadas omissões fonológicas, podem revelar um comportamento no dia-a-dia mais acelerado. Além de tudo, o taquifêmico também transfere essa característica para a escrita, o que torna a letra e o texto também incompreensíveis”.
Para o diagnóstico da taquifemia, avalia-se a fluência da fala em si, a existência de alterações fonéticas, distorções ou substituições na articulação, o processo de respiração junto à fala, alteração de deglutição e da linguagem. O tratamento é realizado com exercícios locutórios, para que ele passe a falar dentro de um padrão de locução normal, e que, dessa forma, as pessoas possam compreendê-lo. “Para isso, é necessário um acompanhamento freqüente de fonoaudiologia, com sessões de uma a duas vezes por semana.
Quer saber mais?Procure seu fonoaudiólogo!!
Últimas Publicações
- Pandemia, canto e a importância do ouvir
- Gamers, cantores e os performers da voz: Como se faz condicionamento da voz?
- Por que o ar acaba no final da frase quando canto?
- Diadococinesia te ajudando a cantar o som certo no rítimo certo:
- Por que não consigo cantar em outra língua combinando a palavra com o rítimo da música?
- Porque nosso corpo e nossa voz estão respondendo pior após a Pandemia/ COVID 19?
- Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:
- O mito da extensão vocal entre cantores: oque conquista mais o público: extensão ou emoção?