A Escola e a Hiperatividade - Uma Luz!!!
O sucesso educacional e do aprendizado de crianças portadoras de TDAH (Transtorno Defict de Atenção e Hiperatividade) não envolve apenas um tratamento multidisciplinar que assiste o paciente, mas, também o complemento familiar e escolar.
O TDAH é considerado uma defciência educacional de base biológica tratável, mas não curável. Exemplificando, o TDAH assemelha-seao diabetes: os objetivos da intervenção escolar são de conter e controlar os sintomas de modo a impedir ou reduzir a ocorrência de riscos secundários que ocorrem com crinaças cujo transtorno não é controlado adequadamente. No caso do TDAH, esses riscos incluem repetência, rejeição por parte dos colegas, suspensão, expulsão, desempenho baixo, dentre outros aspectos.
O transtorno não se deve à falta de habilidade ou conhecimento, mas consiste em uma dificuldade para manter a atenção, o esforço e a motivação em inibir o comportamento ao longo do tempo.
No contexto escolar os professores devem estar envolvidos de forma ativa e voluntária, de uma administração escolar que apóiea identificação, conscinetização e intervenção no TDAH. Esses componetes são o carro chefe do tratamento, pois, dentre os muitos aspectos a serem trabalhados, estão as modificações curriculares que deverão ser aolicadas dentro da sala de aula. Semdo assim, o conhecimento e a postura de mudança dos professores são fundamentais; lembrando sempre que 'toda mudança gera incomodo e alguns desajustes' no início. Neste estágio, a compreenão sobre o transtorno e suas implicações são fundamentais.
As intervenções mais efetivas para melhorar o desempemho escolar são aplicadas de forma coerente dentro e fora do ambiente escolar. Nestes casos, devemos considerar o uso dos colegas, computadores e demais ferramentas no aprendizado facilitador.
Professores que são treinados para o trabalho com alunos portadores de TDAH, sem resistência fazem o transtorno ser compreendido sem dificuldades e ainda colaboram para o desenvolvimento de metodologia eficaz e sucesso no aprendizado por parte dos alunos.
Venha fazer parte dessa equipede sucesso, procure seu fonoaudiólogo!!
Últimas Publicações
- Pandemia, canto e a importância do ouvir
- Gamers, cantores e os performers da voz: Como se faz condicionamento da voz?
- Por que o ar acaba no final da frase quando canto?
- Diadococinesia te ajudando a cantar o som certo no rítimo certo:
- Por que não consigo cantar em outra língua combinando a palavra com o rítimo da música?
- Porque nosso corpo e nossa voz estão respondendo pior após a Pandemia/ COVID 19?
- Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:
- O mito da extensão vocal entre cantores: oque conquista mais o público: extensão ou emoção?