Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
A Escola e a Hiperatividade - Uma Luz!!! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   

O sucesso educacional e do aprendizado de crianças portadoras de TDAH (Transtorno Defict de Atenção e Hiperatividade) não envolve  apenas um tratamento multidisciplinar que assiste o paciente, mas, também o complemento familiar e escolar.

O TDAH é considerado uma defciência educacional de base biológica tratável, mas não curável. Exemplificando, o TDAH assemelha-seao diabetes: os objetivos da intervenção escolar são de conter e controlar os sintomas de modo a impedir  ou reduzir a ocorrência de riscos secundários que ocorrem com crinaças cujo transtorno não é controlado adequadamente. No caso do TDAH, esses riscos incluem repetência, rejeição por parte dos colegas, suspensão, expulsão, desempenho baixo, dentre outros aspectos.

O transtorno não se deve à falta de habilidade ou conhecimento, mas consiste em uma dificuldade para manter a atenção, o esforço e a motivação em inibir o comportamento ao longo do tempo.

 

No contexto escolar os professores devem estar envolvidos de forma ativa e voluntária, de uma administração escolar que apóiea identificação, conscinetização e intervenção no TDAH. Esses componetes são o carro chefe do tratamento, pois, dentre os muitos aspectos a serem trabalhados, estão as modificações curriculares que deverão ser aolicadas dentro da sala de aula. Semdo assim, o conhecimento e a postura de mudança dos professores são fundamentais; lembrando sempre que 'toda mudança gera incomodo e alguns desajustes' no início. Neste estágio, a compreenão sobre o transtorno e suas implicações são fundamentais.

As intervenções mais efetivas para melhorar o desempemho escolar são aplicadas de forma coerente dentro e fora do ambiente escolar. Nestes casos, devemos considerar o uso dos colegas, computadores e demais ferramentas no aprendizado facilitador.

Professores que são treinados para o trabalho com alunos portadores de TDAH, sem resistência fazem o transtorno ser compreendido sem dificuldades e ainda colaboram para o desenvolvimento de metodologia eficaz e sucesso no aprendizado por parte dos alunos.

Venha fazer parte dessa equipede sucesso, procure seu fonoaudiólogo!!