Siringomielia e/ou Hidromielia - Conhecendo para melhor tratar:
A alimentação, tem a função básica e primordial de manter o indivíduo com vida. Quando alguma alteração interfere direta ou indiretamente em qualquer etapa do processo de nossa alimentação, sentimos de forma intensa. Essa interferência pode ocorrer por alguma inadequação no sistema estomatognático, ou seja, na deglutição.
Qualquer alteração no complexo processo já descrito é chamada de disfagia, que pode ter causas mecânicas, neurológicas e/ou psicológicas, além de acometer diferentes fases da deglutição.
As disfagias neurogênicas são transtornos de deglutição e/ou alimentação causados por doença ou trauma neurológico. As disfunções neurológicas podem afetar a ação muscular responsável pelo transporte do bolo alimentar da boca para o esôfago.
As disfagias orofaríngeas manisfestam-se através de vários sintomas como: distúrbios na mastigação, dificuldade em iniciar a deglutição, regurgitação nasal, tosse e/ou engasgos durante as refeições.
Na siringomielia e/ou hidromielia ; quando a lesão afeta a área bulbar, o paciente pode ter sintomas de disartria, disfagia e acometimento dos músculos da face.
Como alguns autores referem, a siringomielia e/ou hidromielia deve ser considerada no diagnóstico diferencial quando ocasiona disfagia, constipação crônica e outros.
Muitas vezes a disfagia pode estar associada a uma dessas patologias e iniciar o quadro por apresentar causas mais perceptíveis como: refluxo gastroesofágico, esofagites e dificuldade na coordenação da deglutição devida ao comprometimento do sistema nervoso central.
A reabilitação da disfagia orofaríngea como manifestação objetiva do quadro de malformação depende diretamente da precoce atuação conjunta multidisciplinar, de modo a promover um adequado desnvolvimento das estrituras e funcionalidade das mesmas , no paciente a ser trabalhado. além do mais, fatores subjetivos como:
estado emocional do paciente, suporte familiar e situação socioeconômico-cultural vão interferir diretamente na evolução da disfagia. O paciente deverá procurar algo que o satisfaça e o deixe bem consigo mesmo no âmbito corpo e mente. Caso não esteja conseguindo, o suporte psicológico será fundamental nestes casos de modo a não contribuir negativamente na miofuncionalidade do paciente.
Em clinica ,paciente e família serão orientados quanto a novas condutas a serem adotadas diariamente com o paciente.
Para saber mais, agende seu horário conosco pelo: 35 3 821 7156 - Será um prazer recebê-lo!!
Últimas Publicações
- Pandemia, canto e a importância do ouvir
- Gamers, cantores e os performers da voz: Como se faz condicionamento da voz?
- Por que o ar acaba no final da frase quando canto?
- Diadococinesia te ajudando a cantar o som certo no rítimo certo:
- Por que não consigo cantar em outra língua combinando a palavra com o rítimo da música?
- Porque nosso corpo e nossa voz estão respondendo pior após a Pandemia/ COVID 19?
- Pandemia, COVID 19 e perda de condicionamento:
- O mito da extensão vocal entre cantores: oque conquista mais o público: extensão ou emoção?