Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
Colocar aparelho nos dentes ou fazer fono?Oque fazer primeiro?? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   

        A  Fonoaudiologia  e a odontologia, são ciências que se completam, são grandes parceiras e devem caminhar juntas.

        As alterações dentárias e ósseas podem interferirpositivamente ou negativamente nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.

      A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional e o dentista/ortodontista, reabilitar a parte óssea. Sendo assim, torna-se quase  impossível separar essas duas áreas do saber.Ambas tem como objetivo principal o resultado que pode ser resumido num sistema estomatognático equilibrado, estável e uma face mais harmoniosa do ponto de vista estético.

        Sendo assim, devemos sempre levar em consideração a tão discutida relação forma x função. Prioridade é a Ortodontia, quando a forma está interferindo na função. Prioridade é o tratamento fonoaudiológico, quando as funções estão interferindo na forma.

        A Odontologia e a Fonoaudiologia trabalham em conjunto, quando as alterações das funções orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou também para a retirada de hábitos bucais parafuncionais.

       Sendo assim, a integração entre odontologia e fonoaudiologia tem como objetivo normalizar o equilíbrio estomatognático, garantindo o sucesso do tratamento ortodôntico.

Quer saber mais??

Converse conosco!!