Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
Como garantir o sucesso do tratamento ortodontico: PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   

        Como sabemos, a integração entre odontologia e fonoaudiologia tem como objetivo normalizar o equilíbrio estomatognático, garantindo o sucesso do tratamento ortodôntico.

        Quando tentamos corrigir a arcada dentária com aparelhos móveis ou fixos, seja por estética, funcionalidade ou ambos, não podemos esquecer de toda a musculatura envolvente e de todas as funções que a cavidade bucal realiza.

        A fonoaudiologia avaliará como as partes moles (músculos)  e funções de mastigação, deglutição, fala e respiração estão interferindo no trablaho do ortodontista;contribuindo consideravelmente para o sucesso do tratamento. Após avaliação, caso seja necessário intervenção, será traçado um planejamento individual e tratamento fonoaudiológico para a correção das alterações e adaptção a um novo padrão de vida do paciente.

        O trabalho concomitante entre a fonoaudiologia e a ortodontia é necessário para que os músculos faciais se adaptem a nova situação dentária e não interfiram na movimentação dos dentes.       

         Sem essa integração fono-ortodontia, o tratamento poderá não só ficar lento, como o problema reincidir após a retirada do aparelho. Com isto, o trabalho da fonoaudiologia contribiorá para garantir ao seu paciente com alterações dentárias, uma cavidade bucal com movimentação equilibrada dos músculos, associada a uma arcada dentária com oclusão satisfatória, garantindo o sucesso do tratamento.

        Sendo assim, antes de reclamar que seu" tratamento ortodôntico está lento" ou que "você faz uso de aparelho há 10 anos e nunca termina" ; procure fazer uma avaliação fonoaudiológica e ortodontiva detalhada : Esperamos por você!!!