Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
A Fonoaudiologia e a Cirurgia Ortognática - A hora certa de agir.. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   

        Como sabemos, tanto as  pequenas como as alterações ósseas  ou dentárias de maiores proporções  podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. A saúde oral, a ATM e a digestão também podem estar comprometidas assim como a própria aparência facial/corporal do indivíduo.

        Cada vez mais, tem reabilitado funções de pacientes, que irão fazer ou já fizeram cirurgia ortognática.

         O reposicionamento das bases ósseas conseguido por meio da cirurgia ortognática, em muitos casos, modifica a musculatura orofacial induzindo novas respostas adaptativas, em sua maioria benéficas.

        Entretanto, algumas questões ainda ficam a ser respondidas, tais como: a alteração muscular pode trazer efeitos prejudiciais à cirurgia? Apesar da modificação da forma (parte óssea), a musculatura pode, de alguma maneira, forçar as estruturas ósseas recém - operadas? O esquema proprioceptivo pode se adaptar rapidamente ou a manutenção dos padrões funcionais antigos tendem a se manter ?

        Em pacientes com desproporções maxilo-mandibulares, tanto a forma do esqueleto quanto as funções estomatognáticas devem ser corrigidas, uma vez que tecidos moles e duros tem uma intrigante inter - relação. Neste contexto, observamos que nem sempre após a cirurgia as modificações musculares já estão presentes,onde, se acompanharmos estes pacientes durante um tempo maior verificamos que existe uma modificação que ocorre lentamente e mais tardiamente. Sendo extremamente necessário e funcional, o trabalho do fonoaudiólogo.

        A avaliação fonoaudiológica pode ser um importante fator contribuinte para um melhor prognóstico do cirurgião buco maxila. Quando falamos em avaliação isto não significa obrigatoriamente em  tratamento pós avaliação.Ao avaliarmos antes da cirurgia ortognática verificamos quais são os padrões funcionais utilizados, documentado-os através de filmagens e ou fotos. Após a cirurgia realizamos uma nova reavaliação e constatamos quais mudanças que ocorreram, se estas estão adequadas, se é necessário algum tipo de orientação ou de um tratamento.

        Dúvidas?? Agende seu horário conosco!!