Curso

Curso de Distúrbios de Aprendizagem e IndisciplinaO último curso, sobre Distúrbios de Aprendizagem e Indisciplina, foi um sucesso, clique aqui e veja fotos. Fique atento para novas datas e temas. Mande sua sugestão de tema.
Atitudes práticas ao ajudar um disfluente (gago): a falar melhor PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dra. Thais   

        Existem algumas atitudes que podem auxiliar o indivíduo que apresenta dificulddes na fala (gago),contribuindo assim, para que sua fala fique fluente; são as seguintes:

1- Prestar mais atenção ao conteúdo do que a a pessoa está falando do que à forma com que ela o faz, ou seja: seu nervosismo, sua gagueira, seu piscar de olhos; dentre outras características referentes a mesma.

2- Ajude-o a falar mais suavemente, deixe sua voz mais calma, intensidade mais baixa;evitando ansiedade para que o mesmo termine logo de falar.

3- Parar um segundo ou mais antes de responder, isso contribui para uma melhor organização do seu pensamento e da outra pessoa, diminuindo a ansiedade e consequentemente,a disfluência.

4- Reservar um tempo, diariamente, para dar atenção exclusiva a pessoa.Conversar sobre seu dia, suas ansiedades, expectativas,ou, até mesmo, jogar conversa fora

5- Encoraje -o  a falar sobre sua gagueira com vocês: medos,dificuldades, frustrações, evoluções e progressos.

6- Fazer atividades com a pessoa disfluente ou porpor situações de distração e relaxamento.

7- Promover um ambiente familiar de conversação não competitivo.

8- Lembrar que as disfluências são naturais à fala de qualquer pessoa, utilizando-se de exemplos do dia- a - dia.

9- Manter contato de olho natural enquanto está falando, não ignore ou transmita ansiedade a pessoa.

10- Encorajar o a fallar.

       E o mais importante: Tenha sempre  um fonoaudiólogo ao seu lado!